O sociólogo e cientista político Emir Sader passou o dia em Porto Alegre com a presidenta Dilma Rousseff, na última terça-feira (10). Ao sair da reunião de trabalho, deixou esta mensagem:
Com a Dilma
Em um período como este, de agudos e violentos enfrentamentos, as pessoas se tornam maiores ou menores, ninguém fica igual.
Sem dúvida, quem mais cresceu foi a Dilma, que à imagem de governante batalhadora incansável por um Brasil politicamente democrático, socialmente justo e internacionalmente soberano, acrescentou uma imagem da maior líder contemporânea na defesa da democracia no Brasil, imagem reconhecida no mundo.
Como ela mesma sempre diz, se muda a posição desde onde se luta por seus ideais, mas nunca se muda de campo e de ideais.
Agora ela se dedica, generosamente, – além da denúncia aqui e lá fora, do golpe, – a contribuir à construção de alternativas de futuro para o Brasil, desde a Presidência do Conselho da Fundação Perseu Abramo.
Embora nos conhecêssemos desde os anos 60, na luta clandestina contra a ditadura, numa mesma organização, nossas conversas não costumam se voltar sobre o passado, até porque temos a consciência firmemente ancorada no presente e projetada para o futuro.
Me é extremamente fácil e prazeiroso trabalhar com ela, uma pessoa que ouve, pensa, especula em voz alta, com toda sua inteligência, sagacidade e percepção da realidade, apoiada nas leituras mais atuais e na preocupação com os destinos do Brasil, da America Latina e do mundo.
Trabalhar com ela em novos projetos é um enorme incentivo, pela forma entusiasmada com que ela se joga em tudo o que faz.