A presidenta Dilma Rousseff e o ministro do Esporte do governo eleito, Ricardo Leyser, conversaram, nesta quarta (27), com internautas sobre a realização dos Jogos Olímpicos 2016 e detalhou os investimentos feitos por seu governo para colocar de pé o maior evento esportivo do mundo.
Dilma listou os principais empreendimentos que tiveram a participação do governo federal, com recursos do Orçamento da União e com financiamento dos bancos públicos, em parceria com o governo do estado, a prefeitura e a iniciativa privada.
Dilma ainda lembrou que o Brasil acumula experiência na organização de grandes evento e tem condições de oferecer segurança para turistas, atletas e autoridades que vão comparecer aos Jogos.
“Criamos Centros Integrados de Comando e Controle em especial no Rio de Janeiro. Fizemos acordos e parcerias com instituições de inteligência e segurança internacionais. Ressaltamos que tudo foi feito com a discrição necessária e obrigatória”, afirma.
Vila dos Atletas
Sobre o conjunto de prédios que vai receber as delegações de atletas, a presidenta destacou que as obras são fruto de um investimento exclusivamente privado, sob a supervisão do Comitê Organizador dos Jogos, diferentemente do Parque Olímpico, fruto de parcerias.
Sobre a participação na abertura dos Jogos, Dilma afirmou que torcerá muito pelos atletas brasileiros, mas que não vê sentido em estar presente já que o governo interino, provisório e ilegítimo, sem ter dado qualquer contribuição para a realização dos Olimpíadas, foi convidado.
“Podem ter certeza, estarei acompanhando, assistindo, torcendo com o coração na mão por todos os nossos atletas e também para que essa abertura seja uma cerimônia com a grandeza da primeira Olimpíada realizada no Brasil e na América do Sul”, afirmou.