CONTRA A DITADURA, MEMÓRIA E VERDADE - Dilma Rousseff
×

CONTRA A DITADURA, MEMÓRIA E VERDADE

Para homenagear os argentinos, que celebram o "Dia da Memória, Verdade e Justiça", uma carta às corajosas Mães e Avós da Praça de Maio

26/03/2019 1:45

A Argentina celebrou domingo o “Dia da Memória, da Verdade e da Justiça”, instituído pelo parlamento em 2001 como forma de prestar tributo aos 30 mil desaparecidos políticos da ditadura militar, que durou de 1976 a 1983.

Mas no Brasil, em pleno Século XXI, o governo de extrema-direta decide que os militares devem celebrar o golpe de 1964, que infelicitou o país por mais de 20 anos.

A minha homenagem às vítimas da ditadura e ao povo argentino se expressa na forma de reconhecimento à bravura das mulheres do “Movimento das Mães e Avós da Praça de Maio”, às quais enviei a mensagem reproduzida abaixo:

 

Porto Alegre, 24 de março de 2019

Queridas mães e avós.

Como todos os dias, há 40 anos, sua luta é um exemplo de dignidade e valentia.

Como todos os dias, há 40 anos, vocês nos ensinam que a luta contra o esquecimento, pela memória, pela verdade e pela justiça é a única condição para não repetir o nosso passado de ditaduras, morte e dor.

Vocês, mães e avós da esperança, nos fortalecem e nos animam neste momento difícil e desafiador que vive a América Latina.

Recebam meu abraço de solidariedade e amizade. Recebam meu compromisso de estar sempre com vocês, mães e avós da esperança e do amor.

Dilma Rousseff

Ex-presidenta do Brasil

 

(Em espanhol)

Porto Alegre, 24 de marzo de 2019

Queridas Madres y Abuelas,

Como cada día, desde hace 40 años, vuestra lucha es un ejemplo de dignidad y valentía.

Como cada día, desde hace 40 años, nos enseñan que la lucha contra el Olvido, la lucha por Memoria, la Verdad y la Justicia es la única condición para no repetir nuestro pasado de dictaduras, muerte y dolor.

Uds, Madres y Abuelas de la esperanza, nos fortalecen y animan en este difícil y desafiante momento que vive América Latina.

Reciban mi abrazo de solidaridad y de amistad. Reciban mi compromiso de estar siempre junto a Uds, Madres y Abuelas de la esperanza y del amor.

Dilma Rousseff

Ex presidenta de Brasil

 

MAIS IMAGENS DAS MÃES E AVÓS DA PRAÇA DE MAIO:

Nome
Email
Mensagem